RESPONSABILIDADE CORPORATIVA É TEMA DE ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DO PACTO GLOBAL
 
 
RESPONSABILIDADE CORPORATIVA É TEMA DE ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DO PACTO GLOBAL
Reunião foi realizada na quarta (19/OUT) dentro da programação do Seminário Futuro Sustentável
 
 
ESPECIALISTAS EM SUSTENTABILIDADE DE VÁRIAS PARTES DO MUNDO SE REÚNEM PARA EVENTO EM BH
Diretor executivo do Pacto Global da ONU abre Seminário Futuro Sustentável, que vai de 19 a 21 de Outubro, no Hotel Ouro Minas
 
 
SEMINÁRIO TROCA EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO
Seminário Futuro Sustentável Festeja Troca de Conhecimento e Experiências de Sucesso
 
 
RESPONSABILIDADE CORPORATIVA É TEMA DE ENCONTRO DA REDE BRASILEIRA DO PACTO GLOBAL

Representantes das 390 organizações que integram a Rede Brasileira do Pacto Global se reuniram na quarta-feira, dia 19, em Belo Horizonte, para discutir as principais tendências do movimento pela sustentabilidade corporativa. O encontro, realizado pelo Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG), contou com a presença do diretor-executivo do Pacto Global das Nações Unidas, Georg Kell. Ele faloi sobre tendências globais envolvendo a sustentabilidade empresarial e suas expectativas sobre o trabalho da Rede Brasileira.

A atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, suas perspectivas e os desafios do desenvolvimento em bases sustentáveis foram temas abordados pelo representante-residente adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Arnaud Peral. Já o presidente da Rede Brasileira, Luis Fernando Nery, explicou, em linhas gerais, o funcionamento do CBPG, suas novas diretrizes e estratégias.

O encontro serviu ainda como atividade preparatória à Rio+20. Apontada como o principal evento dentro da agenda sustentável de 2012, a conferência reunirá, em junho do próximo ano, governos, ONGs, intelectuais e empresas para discutir transformações necessárias nos mais diversos setores e seus impactos no futuro do planeta. Com vistas à Conferência, o encontro da Rede Brasileira do Pacto Global trouxe as principais informações sobre o conteúdo e agenda do evento, assim como a participação do Pacto Global na atividade.

“Teremos, com a Rio+20, uma excelente oportunidade para promover discussões bem fundamentadas e que tragam contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável do país. Nesse sentido, este encontro do Pacto Global tem o importante papel de mobilizar o empresariado para que o setor participe da conferência de maneira afinada, de modo que contribua efetivamente para a busca de soluções em termos de sustentabilidade”, afirma Peral.

Ele destaca o compromisso da rede brasileira, uma das mais expressivas dentro do Pacto Global, com a consolidação da responsabilidade corporativa empresarial, especialmente em temas como o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

O Encontro Anual da Rede Brasileira do Pacto Global aconteceu durante o Seminário Internacional de Responsabilidade Social – Futuro Sustentável:as lideranças empresariais e o equilíbrio do desenvolvimento, organizado pelo SESI/FIEMG nos dias 19 a 21 de outubro de 2011.

Pacto Global

Lançado em 2000 pelo então Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, o Pacto Global prevê o compromisso da comunidade empresarial com dez princípios internacionalmente validados nas áreas de direitos humanos, meio ambiente, relações de trabalho e combate à corrupção. O objetivo é que estas organizações adotem esses valores fundamentais em suas práticas de negócio.

Atualmente a Rede Brasileira do Pacto Global é composta por 389 empresas diversificadas e que representam diferentes setores da economia e regiões geográficas. Essas empresas buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira responsável, que contemple os interesses e preocupações das partes interessadas, incluindo funcionários, investidores, consumidores, organizações militantes, associações empresariais e comunidade.